sábado, 30 de julho de 2016

O que define seu sucesso na pescaria?



Um conjunto afinado para suas necessidades é o primeiro passo, carretilha ou molinete, varas longas ou curtas, de casting baixo ou alto, anzol, isca predominante no local. Esses são fatores que já estamos cansados de saber e quem ainda não conhece, pode acompanhar nas edições anteriores. Mas saber tudo isso não vai adiantar se você não consegue observar o tempo e fazer uma leitura da praia, muitas vezes com equipamento perfeito mas não soube escolher o ponto de pesca. Isso é um fator comum por mais estranho que pareça, mas sempre vamos na onda da indicação. Ponto X ou Y é o que dá peixe, todo mundo pesca lá. Sabendo realizar uma boa leitura do local já é 80 % do caminho andado, os outros 20% se baseie na sua capacidade de aproveitar as condições que o local oferece, canais, marés, correntes, canais de retorno e etc. Praias com estruturas, navios naufragados, portos, emissários, pedras, são os mais abundantes e promissores, improvise, seja criativo e se adapte as condições que o mar oferece. Dessa forma o sucesso da pescaria estará garantido.

Vou contar aqui uma breve experiência. Em meados de 2011, descobri um ponto de naufrágio a 600 metros da praia, esse fato ocorreu por volta de 1950 na praia das Neves, localizada no litoral sul do Espirito Santo. Praia de tombo e muito profunda. Se percebe com clareza a quantidade de crustáceos a beira mar, favorecendo a fácil alimentação das espécies, como grandes Papa Terras, Corvinas, Cações, Sargos, Robalos e Grandes Bagres. Os resultados dessa praia são melhores no inverno entre junho e setembro, mesmo com frio e tempo ruim a pescaria por lá se dá satisfatória. No início da primavera começa a entrada dos robalos no rio Itabapoana, e é possível ver claramente os robalos atrás dos cardumes de manjuba, prato feito para nós pescadores.

Segue abaixo um pequeno guia para que você possa conhecer esse local.

Praia da Neves – Presidente Kennedy - ES

Praia que pertence à cidade de Presidente Kennedy, localizada a 189 km da Capital Vitória Seguindo a BR 101 SUL e em seguida a BR 162 ou pela ES 060 SUL que fará em menos tem e aproveitará a paisagem das praias vizinhas mesmo sendo 159 km demorará muito mais tempo devido ao tráfego das cidades. Para quem vem do Rio de Janeiro são 340 km pela BR 101 Norte e mais 39 km pela estrada vicinal a direita totalizando 379 km

Saindo de Vitória:


 Saindo do Rio de Janeiro:

 
Foto: Google Maps.

É a primeira e última praia do estado do Espírito Santo na divisa com o estado do Rio de Janeiro, ela fica em Presidente Kennedy, praia de mar calmo e areias claras, próprio para crianças. Possui quiosques de sapê que dão um charme especial ao local, como mostra a imagem ao lado.

Localiza-se no extremo sul do estado do Espírito Santo a uma latitude 21°08'56" sul e a uma longitude 41°0148" oeste . Sua população estimada em 2007 era de 580 habitantes. Possui uma área de 1,578 km².

Bela praia em sua orla, 8 quilômetros de praia, até o momento inexploradas. A praia é de mar aberto. Está a 14 km do Centro. Coberturas de palha espalhadas na areia garantem a sombra do sol de verão com coco gelado e água fresca. O trecho tem infra-estrutura, com camping e quiosques ,restaurantes. Ambiente ideal para o lazer em família.

Na divisa com o estado do Rio de Janeiro encontra-se o maior mangue por extensão do Brasil. São 300 hectares cercados de Mata Atlântica e restinga. Destaque para as capivaras, macacos, jacarés. Uma ótima opção como safári.

Pontos de Pesca:



Os meus pontos de Pesca preferidos são os marcados nas fotos:

Para levar a família o pescar com amigos lá possui restaurantes e pousadas com ótima estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário