segunda-feira, 20 de julho de 2015

Ajuda aos desavisados.


Com tanta coisa ocorrendo me sinto na obrigação de ajudar algumas pessoas que acham que estão comprando um bom caniço mais na verdade estão se enganando e tendo prejuízos.

Não se baseie nos gostos dos colegas, defina o seu estilo e compre apenas o que realmente se encaixa nele, não por ser novidade ou achar a 10ª maravilha do mundo.

O que devemos analisar ao comprar um caniço?

1 – Se a empresa que está fornecendo é idônea;
2 – Se já existem registros no mercado fornecidos por usuários;
3 – Consulte um profissional da área, ele vai avaliar o seu gosto pessoal e lhe indicar o melhor;
4 – Componentes, não abra mão de Passadores e Reel Seat das marcas Fuji, Alps, ou Pacific Bay. Não é frescura é durabilidade.
5 – Caniços híbridos devem receber uma atenção mais especial, uma emenda mal feita vai gerar problemas. Assunto pode ser conferido em http://campospesca.blogspot.com.br/2015/03/quebra-de-canicos-enxertados.html
6 - Verifique a montagem e disposição dos passadores e reel seat se estão dentro das especificações técnicas do fabricante.



Responda as seguintes perguntas pensando no caniço desejado.



1 – Para qual distância deseja o caniço?
A – Até 50 Metros.
B – Entre 51 e 100 Metros.
C – Entre 100 e 120 Metros.
D – Acima de 120 Metros.

2 – Qual chumbo deseja utilizar?
A – Até 50 gr.
B – Entre 60 e 80 gr.
C – Entre 90 e 120 gr.
D – Acima de 120 gr. EX: 135/140 gr.

3 – Qual bitola de linha pretende utilizar?
A – Até 0,20mm.
B – Entre 0,20mm a 0,25mm.
C – Entre 0,25mm e 0,30mm.
D – Acima de 0,30mm.

4 – Qual o seu estilo de arremesso?
A – Overhead Cast (Machadada).
B – Brighton Cast (Lateral).
C – Off The Ground Cast – OTG.
D – Pendulum Cast (Pendulo). 

5 – Como você se classifica?
A – Arremessa forte, sendo ágil e com força.
B – Arremessa de forma progressiva, carregando o caniço para aproveitar ao máximo dele.
C – Arremessa de forma técnica. Ex: Letras B e C da pergunta de Nº 4.
D – Arremessa de qualquer forma.


Avaliações

Respostas:
1)A
2)A
3)A
4)A ou B
5)B ou C

Avaliação: Você procura um caniço de beirada entre 2.70 a 3.30 metros, de ação rápida, de preferência híbrida ou bastante sensível, para pescar bem na beirada em busca dos peixes que comem no barranco.
Respostas:
1)B
2)B
3)A ou B
4)A ou B
5)B ou C

Avaliação: Procura um caniço entre 3.50 a 4 metros de ação média para rápida capaz de erguer a linha sobre as primeiras ondas a fim de pescar na espuma entre o segundo e terceiro canal. Se na questão 3 você respondeu B, significa que está inseguro quanto a linha ou está a procura de um peixe maior.

Respostas: 

1)C
2)C
3)A ou B
4)A ou B
5)B ou C

Avaliação: Gosta de pescar alternadamente ao fundo e meia agua. Você procura um caniço versátil de 4.20 a 4.50 metros que lhe proporcione sensibilidade a longa distância. Se na questão 3 respondeu C ou D está inseguro quanto a linha e vai perder distância no arremesso e vai sair da direção devido ao arrasto da corrente, diminua a bitola da linha para ganhar desempenho.

Respostas: 

1)D
2)D
3)A ou B
4)A ou B
5)D

Avaliação: Desculpe a expressão, mas dentro dessas características você procura um cabo de vassoura. Não pelas respostas das questões 1,2,3,4 mas pela 5 resposta D. Tente se especializar mais em um tipo de arremesso mesmo que o mais simples, desta forma você vai garantir um melhor resultado, mantendo a integridade da isca durante o arremesso e obtendo mais precisão. Tente abaixar a bitola da linha, terá mais sucesso.

Respostas: 

1)D
2)D
3)A ou B
4)C ou D
5)B

Avaliação: Você não precisa de ajuda, já é técnico o suficiente para escolher sozinho seu caniço, mas tente refazer as perguntas e responder sinceramente, fale a verdade praia mim. Brincadeira pessoal só pra descontrair.