sexta-feira, 27 de março de 2015

Quebra de caniços enxertados



Empresas sem conhecimento técnico estão lançando varas agulhadas com preços abusivos e estas estão quebrando na emenda. Nas fotos abaixo você verá como caniços de marcas renomadas estão sendo agulhadas, essa não é a forma correta, é a forma mais fácil para poupar tempo e dinheiro. Consiste em um rebaixo na parte maciça para que se encaixe no estágio que foi cortado para o enxerto. Não vou citar marcas e modelos por questões éticas, mas você que é consumidor tem o direito de saber a verdade dos fatos e evitar comprar esse tipo de caniço. Para saber qual caniço comprar procure um profissional na área para obter informações sobre qual comprar.
Coloquei as fotos em preto e branco para evitar qualquer tipo de insinuação. Para melhor ilustração o desenho a baixo mostra o resultado das fotos logo em seguida.
A montagem foi feita desta forma, como já dito, um rebaixo na parte maciça para facilitar o encaixe, isso enfraquece a fibra justamente no ponto mais crítico.


 
 

Chegou neste estado, ponta quebrada rente à emenda.




 Cinco centímetros da parte tubular foram perdidos para retirada do pedaço, pois estava rachado e enfraquecido. Essa medida será reposta na nova ponta de carbono.

 
Parte oca limpa para ser feito o trabalho de um novo enxerto, agora da forma correta, situação que no momento não vem ao caso, mas pode ser vista em minhas matérias na internet.

 Local da quebra.
 
Partes unidas para ilustração reparem no grande rebaixo que foi feito, com isso o enfraquecimento do local e a ocorrência da quebra.

OBS: De maneira alguma quero aqui desmerecer marcas, modelos e/ou fabricantes, fiquem atentos ao comprar caniço híbrido.